terça-feira, 27 de abril de 2010

liferea - resolvendo o problema lentidão para navegar nas noticias.

recentemente me deparei com um problema em um grande leitor de notícias para linux
"liferea".. eu sempre fui um usuário assiduo do google reader,
mas por detalhes insignificates, eu decidi testar um leitor de notícias do linux,
o liferea sempre foi uma das minha opções, quando esse era o assunto.
porem o motivo de eu nunca ter usado o liferea era óbivio, problema com performance.
antigamente o liferea costumava ser bastante lento
e consumia muito hd deixando o sistema lento.
mas de uns tempos pra ca, vários bugs foram eliminados
deixando-o com uma performance aceitável.
mas ainda existe um problema na versão 1.6.2
se você utiliza ext4 como filesystem para seu home, com certeza,
é um dos que tem problemas sérios de performance com liferea,
porém descobri aonde está o problema e sei como concerta-lo.


ext4 tem uma opção chamada barrier que é uma opção que reduz o risco de perda de dados
em casosde crash no seu sistema.
o liferea utiliza sqlite, sqlite possui um problema sério de performance com ext4
devido a opção barrier habilitada, nota: ext3 vem com barrier desabilitado por padrão.
se é uma boa idéia desabilitar essa opção, somente para obter performance com liferea,
fica a seu critério.

existe duas opções para resolver esse problema:

primeira:
desabilitar o barrier do ext4, é bem simples, em /etc/fstab coloque o parametro nobarrier na
linha de montagem da sua partição ext4
pronto, agora vc terá ext4 e sqlite funcionando normalmente.


segunda:
se vc estiver utilizando reiserfs ou ext3 como filesystem para a raiz do seu sistema
então:

mkdir /usr/local/$USER
chown $USER /usr/local/$USER
mv /home/$USER/.liferea_1.6   /usr/local/$USER
ln -s /usr/local/$USER/.liferea_1.6 /home/$USER/.liferea_1.6


pronto, agora o liferea vai estar funcionando corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário